A greve dos bancários completa três semanas nesta terça-feira (27). De acordo com o sindicato da categoria, das 1.232 agências da Bahia, 952 estão fechadas. A paralisação começou no dia 6 de setembro e, segundo o sindicato, segue sem previsão de término, devido à falta de acordo com os bancos.
O G1 esteve em agências do HSBC, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica, Santander e Bradesco, em bairros de Salvador, na manhã desta terça-feira. Todos os estabelecimentos bancários visitados pela reportagem estavam fechados, apenas os caixas de autoatendimento estavam disponíveis aos usuários.
No bairro da Graça, o portão da agência da Caixa Econômica está fechado com um cadeado.
Os bancários pedem 5% de aumento real no salário, mais a reposição da inflação, o que dá um total de 14,62%. Já a Fenaban [Federação Nacional dos Bancos], oferece 7% de aumento, e abono de R$ 3.800.
Na tarde desta terça-feira, os representantes do Sindicato dos Bancários, e da Federação Nacional dos Bancos, fazem mais uma rodada de negociação para tentar um acordo, em São Paulo.
Além da questão financeira, a categoria reivindica investimentos em segurança, novas contratações de empregados, redução das demissões, redução de juros e tarifas, combate ao assédio moral e à terceirização.
Reprodução/G1