Bahia

Seis prefeituras-bairro começam a emitir carteiras de trabalho; veja quais

O prazo para a entrega da carteira é de 15 dias

NULL
NULL

A partir desta quinta-feira (14) seis das 10 prefeituras-bairros de Salvador passam a oferecer o serviço de emissão de carteira de trabalho. As unidades da prefeitura já disponibilizam divulgação de vagas de emprego, mas a retirada do documento ocorria apenas no Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM), no Comércio.

O serviço já está disponível nas unidades de Pau da Lima, Cajazeiras, Itapuã, Ribeira, Barra/Pituba e Subúrbio. O prazo para a entrega da carteira é de 15 dias.

Cada unidade, de acordo com a diretora-geral das Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos, terá a capacidade de oferecer, todos os dias, cerca de 80 vagas de trabalho. Também será emitido cerca de 50 carteiras por dia em cada unidade.  

Documentos necessários
Quem estiver tirando a primeira via do documento precisa apresentar no guichê de atendimento o comprovante de residência atualizado, RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento. 

Já quem vai tirar a segunda via do documento precisa estar portando, além do comprovante de residência atualizado, o RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e a carteira antiga. 

Em caso de perda ou roubo, é preciso apresentar o número da carteira antiga ou boletim de ocorrência, bem como todos os outros documentos.

Serviços
De acordo com a diretora geral, a ideia de descentralizar o serviço no Comércio surgiu após sugestões de cidadãos. A ideia é que até o final do mês as outras quatro unidades também passem a emitir a carteira. 

"O serviço já está sendo oferecido desde às 8h desta quinta, já acontecia antes nessas unidades o encaminhado de pessoas para o mercado de trabalho. Nesta quinta, na unidade da Ribeira, em um intervalo de uma hora já tínhamos feito a solicitação de 10 carteiras", conta Ana Paula.

Geraldo Júnior, secretário do Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), destaca que a expansão de serviços como esses são importantes para combater, por exemplo, o desemprego. 

Ele destaca ainda que Salvador, nos últimos anos, amargava a segunda posição no ranking de desemprego entre todas as capitais do país.

"Agora, Salvador passou a ser a primeira em capital em ocupação forma e informal entre todas as capitais do Nordeste", afirma o secretário.

Primeiro emprego
Bárbara Silva, 41, sempre trabalhou de forma informal, coletando materiais recicláveis. Nesta quinta, ela esteve na unidade da Ribeira para solicitar sua primeira carteira de trabalho. 

O plano agora é ir em busca de um serviço que lhe garanta direitos trabalhistas. "Vim do bairro de Jardim Cruzeiro, bem mais fácil do que me deslocar até o Comércio. Quero um serviço de auxiliar de limpeza em alguma empresa", disse Bárbara. 

"Ações como essa só são possível porque temos 10 prefeituras bairros organizadas prestando serviços à população. Agora, as pessoas que procuram tirar sua carteira de trabalho vão ter mais 10 espaços espalhados para poder realizar esse ato tão importante para cidadania", pontua o prefeito ACM Neto.

Correio24h // AO