Educação

Segurança Pública ativa centro de monitoramento para Enem para pessoas privadas de liberdade

Foto: Rafael Rodrigues/ Ascom SSP

Segurança Pública ativa centro de monitoramento para Enem para pessoas privadas de liberdade

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) iniciou, nesta terça-feira (10), as atividades no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para monitorar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) 2024. A prova será aplicada nesta terça e também na quarta-feira (11), em 25 unidades penais do estado.

O Enem conta com 3.161 inscritos, divididos em 33 locais de provas, espalhados por 18 municípios baianos. Na ação, a SSP atuará com 875 profissionais entre policiais Militares, Civis, Técnicos e Bombeiros, além de 225 viaturas para as equipes de campo. O CICC ficará ativado até quinta-feira (12), às 7h.

Na parte de videmonitoramento serão empregadas, sobretudo, 3.969 câmeras, sendo 948 contando com o Sistema de Reconhecimento Facial da SSP.

Além das quatro Forças da Segurança, das Superintendências de Inteligência (SI), Gestão Tecnológica Organizacional (SGTO), Telecomunicações (Stelecom), de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap) e de Prevenção à Violência (Sprev), o CICC abrigará em suas instalações equipes das Polícias Federal e Rodoviária Federal, bem como da Sesab, SEC, Seap, Abin, Correios, Coelba, Embasa, Cebrasp, Inep, Transalvador, Semob, Semop, Sedur e Samu.

Foto: Rafael Rodrigues/ Ascom SSP

Mais de 3 mil detentos farão provas do Enem na Bahia

Um total de 3.161 baianos se se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio para presos e adolescentes sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. O Enem PPL avalia o desempenho escolar da pessoa que concluiu o ensino médio e pode representar a oportunidade de acesso ao ensino superior. 

Em 2024, 97.016 candidatos em todo o Brasil devem fazer as provas. Nesse sentido, a aplicação acontece nesta terça-feira e quarta-feira (10 e 11). Então, as provas acontecem em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Assim, as pessoas que cumprem penas farão as provas dentro de instituições socioeducativas e unidades prisionais.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.