Nesta terça-feira (20), o segundo dia da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, realizada em Salvador, terá uma programação recheada de debates e discussões com temas ligados à agenda de ações regionais para o combate à crise climática.
A primeira atividade do dia é a palestra “Financiamento climático para cidades da América Latina”, que será ministrada pela chefe da Divisão de Mudanças Climáticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Amal-Lee Amin, às 9h.
Às 9h40, o público poderá conferir outra palestra, desta vez com a abordagem: “Perspectiva das cidades – desafios e soluções para financiamento climático para cidades”. O evento terá as presenças da diretora de Captação de Recursos de Salvador, Ana Benvinda Teixeira Lage, e da analista Tatiana Alves, da Global Innovation Lab for Climate Finance, Climate Policy Initiative.
Ainda estarão na mesa a diretora de Projetos Financeiros do Ministério do Desenvolvimento, Luciana Capanema; o consultor sênior da Sitawi Finanças do Bem, Guilherme Teixeira; além da representante da Fundação Avina Telma Rocha.
Às 11h10, a Semana do Clima reunirá especialistas e gestores para falarem sobre as “Perspectivas do setor financeiro – desafios e soluções para financiamento climático para cidades”.
O encontro terá participação do diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Luiz Noronha; do sócio-diretor da Albion Capital, Paulo Todaro; do diretor-regional para o Brasil e Conesul da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Philippe Orliange; e do superintendente de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNseg, Pedro Henrique Pinheiro.
Após recesso do evento para almoço, será a vez do assessor da Organização Panamericana de Saúde, Daniel Buss, participar do evento. Ele falará sobre a “Saúde como o pulso da nova agenda urbana”, a partir das 14h30.
Por volta das 14h30 também, Marina Grossi, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, apresentará aos participantes uma discussão sobre “Perspectiva do setor Privado na agenda climática”.
Por fim, às 15h10, acontecerá a sessão ICLEI/C40/ 100 Cidades Resilientes.
G1 // AO