A segunda etapa do curso "Qualificação Empreendedora" teve início na manhã desta sexta-feira (16), em oito escolas municipais, beneficiando um total de 750 pessoas, atendidas pelo programa federal Auxílio Brasil. Com a intenção de promover a formação e qualificação dos cidadãos no empreendedorismo, o curso é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), pelo Programa Empreenda Salvador; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), dentro do Programa Nacional de Ensino Técnico e Acesso ao Emprego (Pronatec).
A abertura das atividades ocorreu na Escola Municipal Ivone Vieira Lima, no bairro São João do Cabrito, no Subúrbio de Salvador.
Desenvolvimento
As aulas seguem até 31 de novembro, somando uma carga horária de 160 horas. Os alunos vão receber orientação sobre o perfil empreendedor ideal para alavancar seus negócios ou começar a atividade, além de conhecimento sobre os diversos setores da economia, tendo como foco o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Durante todo o curso, será oferecido um auxílio estudantil no valor de R$75 semanais, destinados à alimentação e transporte.
O conteúdo programático abrange os temas 'Custo e Formação de Preços de Produtos e Serviços e a Relação com os Clientes e Uso de Redes Sociais', 'Como Abrir um Negócio', 'Como Negociar Bem', 'Melhoria da Qualidade e 'Custo e Formação de Preços de Produtos e Serviços'.
Além da Ivone Vieira Lima, as aulas da segunda etapa serão ministradas nas escolas municipais Subúrbio 360 (Coutos), Dois de Julho (Trobogy), Novo Horizonte (Novo Horizonte), Eraldo Tinoco Melo (Sussuarana), Ricardo Pereira (Cajazeiras), Visconde de Cairu (Brotas) e Anfrísia Santiago (Cabula), contabilizando um total de 22 turmas.