Além da consulta pública para a elaboração de uma parceria público-privada (PPP) referente ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador (saiba mais), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) também contratará estudos de engenharia complementar para embasar a instalação do modal.
O governo do Estado já liberou R$ 250 mil para custear o estudo, na forma de crédito suplementar, conforme publicado nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial do Estado (DOE).
A Sedur informou ao Bahia Notícias que o edital de licitação deve ser divulgado nas próximas semanas, assim como a consulta pública. Os dois processos transcorrerão paralelamente, mas de forma independente. O objetivo da pasta é verificar como fará a integração entre o metrô e o VLT, que substituirá o trem do Subúrbio da capital baiana, estendendo-se até o Comércio, totalizando 18,5 quilômetros.
Em abril do ano passado, o governador Rui Costa já havia comentado sobre as possibilidades para integrar os dois modais (veja aqui). "Eu já estou desenvolvendo um projeto para fazer um túnel de 800 metros para ligar à Estação da Lapa”, afirmou à época.
(BaN) (AF)