Em comemoração aos 200 anos de Independência da Bahia, a sede do Governo do Estado será transferida para o município de Cachoeira no próximo domingo (25). A mudança da sede do governo de Salvador para a cidade do Recôncavo Baiano tem como objetivo valorizar a importância daquele município nas batalhas travadas pela conquista da Independência do Brasil.
Jerônimo Rodrigues (PT) participará da transferência de sede pela primeira vez como governador da Bahia. O início das atividades está previsto para às 6h.
Às 10h, ocorrerá o lançamento da Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica) e da Sessão Solene, às 10h, na Câmara Municipal. Às 11h30, ocorrerá a inauguração do marco alusivo às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. A ação é realizada pelo projeto itinerante “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, da Fundação Pedro Calmon (FPC).
A programação também contará com serviços da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), do Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE), e da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), que estará na cidade com uma unidade móvel para fazer orientação, acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência.
Às 15h, desfile Cívico Militar dá o tom da festa com fanfarras de escolares dos colégios da rede estadual de ensino, organizadas pela Secretaria de Educação (SEC), que neste ano devem mobilizar cerca de 350 estudantes.