Bahia

Secretário de Educação esclarece problemas na matrícula da rede estadual

Jerônimo Rodrigues foi o convidado do programa Ligação Direta, da Salvador FM, e esclareceu os problemas enfrentados para realização da matrícula da rede estadual

Reprodução
Reprodução

O secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante entrevista no programa Ligação Direta, da Salvador FM, esclareceu os problemas enfrentados para realização da matrícula da rede estadual de forma online e as filas nas escolas. Segundo ele, o sistema não sofreu queda, e pelos responsáveis dos estudantes preferirem o modo presencial e não terem os equipamentos adequados, acabou gerando filas nas sedes estaduais na última semana.

“Nós estamos com uma expectativa muito grande para o ano letivo de 2022, tivemos os anos de 2020 e 2021, com muitas dificuldades, por conta da pandemia, e seguimos preocupados com os professores e colaboradores. Desde quarta, estamos matriculando os estudantes que vieram da rede municipal. E tivemos fila, mas não pelo sistema. Nos pontos que apresentaram longas filas, eu fui presencialmente, e ouvi das pessoas que muitos não tinham computadores ou celulares para realizar a matrícula, então não houve queda de sistema, os pais preferem ir presencialmente”, esclareceu Jerônimo.

“O que pode ta acontecendo, e que ocorreu hoje, são as escolas que tem muitos estudantes do ensino fundamental, e pela lei LDB, é obrigação do município assumir a responsabilidade, porém em Salvador e Feira de Santana, ainda temos uma quantidade significativa de alunos dessa faixa, e temos que atender para não deixar ninguém de fora. Estamos fazendo uma agenda com a prefeitura municipal para que eles possam ir absorvendo o fundamental, e a gente garanta o ensino médio”, complementou.

Sobre uma possível falta de vagas para os estudantes, o secretário esclareceu que apesar da alta demanda, para os alunos do ensino médio não faltará. Entretanto, o governo enfrenta um impasse com a prefeitura em relação à disposição dos jovens do ensino fundamental.

“Para o ensino médio, quem está saindo da rede municipal, não faltará vaga. No caso do ensino fundamental, a prefeitura aqui em Salvador, tem algumas localidades que a oferta não é suficiente, e acabamos assumindo isso. Nós temos um bom diálogo, inclusive, com a secretaria municipal, para fazermos um arranjo e os estudantes do ensino fundamental passem para a rede municipal, e que eles assumam a responsabilidade”.

Jerônimo Rodrigues também confirmou a manutenção dos protocolos sanitários e a data de retorno das aulas presenciais. “O ano letivo será iniciado no dia 7, com uma revisão dos temas que não foram trabalhados o suficiente em 2020 e 2021. Os protocolos serão mantidos, como distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel, aferição da temperatura”, finalizou.

Para realizar a matrícula online, basta acessar o site https://matricula.sigeduc.educacao.ba.gov.br/home. Os documentos necessários são: 

– via original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF);

– via original e cópia da carteira de vacinação devidamente atualizada;

– via original do histórico escolar; via original e cópia legível da carteira de identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil;

– via original e cópia legível do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, – gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura);

– cópia legível do RG da própria mãe do estudante e ou do responsável legal;

– cópia legível do CPF da própria mãe do estudante e/ou do responsável legal.