O secretário estadual da Cultura, Bruno Monteiro, destacou a importância dos festejos de Iemanjá para o estado, sendo um evento popular que envolve baianos e turistas de todo o mundo. Na manhã desta sexta-feira (2), em entrevista ao Portal Salvador FM, ele detalhou a estratégia utilizada durante o período.
“Nós temos feito questão de valorizar muito a nossa cultura identitária, os blocos afro, os afoxés, a capoeira, o candomblé, com todas as suas possibilidades e manifestações culturais, entendendo que isso fortalece a própria festa, o seu enraizamento, que quando a gente ressalta essa cultura identitária, a gente está fazendo com que a festa também tenha esse sentido, tenha esse conteúdo, não seja só mais uma celebração”, destacou.
Monteiro classificou o momento como uma espécie de preparativo para o carnaval, que começa na próxima semana. Durante a conversa, ele pontuou as estratégias que estão sendo trabalhadas para a realização da maior festa de rua do mundo.
“É o coroamento do nosso trabalho no carnaval e o Governo do Estado tem trabalhado de uma forma muito integrada nas diferentes áreas da secretaria de Segurança, Cultura, Saúde, Turismo, Meio Ambiente, para que esses eventos tenham sempre essa diversidade, toda a estrutura necessária para nós atendermos as expectativas dos baianos e dos turistas”, explicou.
No local, o secretário aproveitou para deixar o seu pedido à rainha das águas.
“Pedido de saúde, de força para nós, para a nossa equipe, para a nossa gente como um todo, para a população baiana, para que seja um ano de muitas conquistas. E para nós, especialmente, que a gente consiga aprofundar esse trabalho de territorialização da cultura, de diversificação do fazer cultural, avançando cada vez mais para que a cultura da Bahia seja cada vez mais democrática”, finalizou.