Bahia

Secretário de Cultura confia em recuperação, mas evita estipular prazo de retorno do TCA

Pelo menos sete espetáculos agendados para esta semana foram cancelados

Vagner Souza /Salvador FM
Vagner Souza /Salvador FM

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, garantiu nesta quinta-feira (26) ter plena confiança no retorno breve do funcionamento do Teatro Castro Alves, em Salvador, que passou por um incêndio na tarde de ontem.

Pelo menos sete espetáculos agendados para esta semana foram cancelados, um deles o aguardado show de Adriana Calcanhoto. Em entrevista ao BA TV, Bruno disse que a cantora foi compreensiva e se solidarizou com a situação delicada vivida pelo teatro.

"Uma coisa de cada vez. Precisamos, primeiro, do laudo da perícia para saber o que aconteceu. Acreditamos que não vai demorar muito [para retornar o funcionamento], porque o fogo atingiu mais o telhado, mas isso somente após a avaliação", afirmou.

"Quero destacar o carinho de Adriana Calcanhoto e demais artistas, mais preocupados com o teatro do que com o seu espetáculo, em uma demonstração de amor a este importante equipamento", acrescentou Monteiro.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento fez um requerimento ao Governo da Bahia solicitando a documentação da perícia para identificar as possíveis causas do incêndio.

O titular da Secult confirmou que todas as informações serão reveladas após o fim da perícia, e que todos os dados serão repassados à pasta.

"Toda documentação solicitada está sendo providenciada. Nós somos os principais interessados. Agora, é aguardar o trabalho da perícia técnica, identificar o que aconteceu e, em seguida, encaminharmos para a reforma", salientou o secretário, destacando que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) determinou prioridade no assunto e a criação imediata de um grupo de trabalho.

Bruno confirmou ainda que recebeu ligação da conterrânea e ministra da Cultura, Margareth Menezes, se prontificando a ajudar na recuperação do teatro.