Secretaria da Educação da Bahia promove a campanha “SEC Solidária” para doação de alimentos e itens de higiene pessoal destinados aos municípios afetados pelas fortes chuvas que vêm sendo registradas em diferentes regiões da Bahia, desde o início do ano.
Desde janeiro, a ação já arrecadou mais de 2,3 toneladas de alimentos e mil peças de itens diversos, como roupas, lençóis, sapatos, brinquedos e toalhas. Nas cidades afetadas, a Sec disponibiliza a estrutura física das escolas como abrigo das famílias que precisarem sair de suas casas, além de oferecer a cozinha das unidades para o preparo de refeições para a população.
Em Salvador, quem quiser participar pode entregar os produtos na SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), como explica a coordenadora operacional do órgão, Neyla Pereira. “Em momentos assim fica mais clara a certeza de como a solidariedade pode fazer a diferença na vida das pessoas. São famílias que perderam tudo, suas casas foram invadidas pela água e ficaram cobertas de lama. Neste momento, o acolhimento é importante e nosso apoio se traduz nessas doações recebidas na sede da Secretaria, que enviamos para a sede do Corpo de Bombeiros, na região do Detran, para se somarem à arrecadação do Programa Bahia Sem Fome e serem direcionadas aos municípios afetados pela chuva”, afirmou.
Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta sexta-feira (23), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em municípios baianos. Até a situação presente, são 324 desabrigados e 2.144 desalojados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Até o momento, foram contabilizados seis óbitos.