Bahia

SEC divulga resultado parcial do sorteio eletrônico para os 43 cursos do Programa Educar para Trabalhar

As oportunidades são destinadas a estudantes e egressos do Ensino Médio ou dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino

Ascom/SEC
Ascom/SEC

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, nesta terça-feira (24), o resultado do sorteio eletrônico para o ingresso de vagas nos 43 cursos técnicos de qualificação profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD), ofertados pelo Programa Educar para Trabalhar. As oportunidades são destinadas a estudantes e egressos do Ensino Médio ou dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino. 

Realizado de modo aleatório e equitativo, o sorteio tem caráter classificatório e foi transmitido em live no canal Educação Bahia, no YouTube.

O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, explicou que, ao todo, o programa Educar para Trabalhar ofertou, a partir de 2021, 200 mil vagas como parte da política de expansão da oferta da Educação Profissional e Tecnológica pelo governo do Estado. 

“A política de qualificação profissional dos estudantes e egressos da rede estadual, como parte da formação cidadã e de inserção no mundo do trabalho, está sendo continuada por meio deste grande programa, que é o Educar para Trabalhar, realizado pelo governo do Estado, junto a parceiros importantes”. 

A SEC ofertou, nesta nova etapa, 110.459 vagas para os 43 cursos de qualificação profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), de 10 Eixos Tecnológicos.

Cronograma

O prazo para recursos será nos dias 25 e 26 de maio e o resultado final será publicado no dia 27 de maio. A matrícula ocorrerá de 28 de maio a 12 de junho e as aulas serão iniciadas no dia 13 de junho, em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); o Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), sendo os responsáveis pela prestação dos serviços educacionais.

Mediado pela coordenadora da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Jaiane Fiaz, o sorteio eletrônico contou com as participações de representantes do Senai, Senac e Senar, da Procuradoria-Geral do Estado, da Ouvidoria do Estado, da Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado, do Fórum Estadual da Educação, do Tribunal de Contas do Estado e da Defensoria Pública.