Cerca de 120 testes rápidos para detecção dos vírus da sífilis e HIV, além de mais de 20 mil preservativos masculinos e femininos distribuídos. Esse é o saldo da iniciativa fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS (UNAIDS), que visa incentivar durante as partidas de futebol do Jogos Olímpicos que serão realizados na Arena Fonte Nova, a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) através da realização de testes rápidos.
Nesta quarta-feira (10), das 13 às 18 horas, os profissionais de saúde que atuam na unidade móvel instalada no Dique do Tororó continuarão trabalhando no em torno da festa distribuindo materiais educativos e camisinhas, além de incentivarem o diagnóstico precoce, colaborando com a interrupção da cadeia de transmissão da doença sexualmente transmissível (DST). Do total de exames realizados até o momento, 04 tiveram diagnóstico positivo para sífilis e nenhum paciente foi detectado com resultado positivo para HIV.
Enfrentamento da Aids – Salvador é a 12ª cidade entre as capitais brasileiras em incidência do vírus. Para enfrentamento da Aids, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou de 33 postos, no início de 2013, para 96 o número de unidades de saúde que realizam o teste rápido para detecção do HIV. Além disso, capacitou mais de 300 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica para a realização desses exames.
Outra importante ação desenvolvida pela SMS acontece no período do carnaval. O Fique Sabendo, como é intitulada a iniciativa, faz parte das ações prioritárias de saúde devido à vulnerabilidade a que estão expostos os homens e mulheres, sobretudo os adolescentes, durante a festa momesca. Somente este ano, foram feitos mais de 6.150 testes rápidos e distribuídas mais de um milhão de camisinhas durante a folia.
Fonte: Agecom