A primeira bebida destilada das Américas terá lugar de destaque durante o São João de Lençóis, na Chapada Diamantina. Entre os dias 20 e 26 de junho, a Cachaça Passagem dos Bois será produzida em plena praça do evento, para mostrar, passo a passo, o processo de fabricação: moagem, fermentação e destilação da bebida.
Um pequeno alambique será colocado em um estande para realizar a fermentação e a destilação da cachaça que é fabricada artesanalmente no município de Lençóis, há 20 anos. “Vamos mostrar como ocorre a transformação do açúcar em álcool pela ação de microrganismos e também todo o processo de destilação, quando separamos o álcool da água até chegar no produto final”, revela Silvio Belas, produtor da cachaça. Além de assistir ao processo, o público vai poder apreciar a bebida e outros derivados da cana de açúcar, como o melaço e a rapadura.
A cachaça Passagem dos Bois é produzida em um local histórico, no povoado de mesmo nome, na margem da Estrada Real da Bahia, que liga Jacobina a Rio de Contas e, por onde circulava o outro extraído na região na época do Brasil Colônia.
Com informações do site São João na Bahia.