Bahia

Salvamar alerta para riscos de afogamentos nas praias da capital

As praias de Salvador registraram 23 ocorrências de afogamentos neste final de semana

Paulinho FP
Paulinho FP

As praias da capital baiana registraram 23 afogamentos neste final de semana. Com a incidência desses registros, a reportagem da Salvador FM conversou, nesta manhã (5), com a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) que alertou sobre os cuidados para evitar afogamentos. 

As ocorrências de afogamento aconteceram nas praias de Piatã, que lidera com um total de 8 registros, seguido de Itapuã com 6, depois de Jaguaribe com 5 e em Pedra do Sal, com 4 ocorrências registradas. 

O coordenador e chefe de planejamento da Salvamar, Kaliane Dantas, destacou que com a chegada da primavera, as ocorrências de afogamento tendem a se acentuar, em razão do tempo estar mais favorável, mas o mar ainda ter características do inverno. Ele disse ainda que o maior número de ocorrências aconteceram entre pessoas de 15 a 26 anos. 

"Procurem tomar banho nas proximidades dos postos salva vidas, respeitem as sinalizações, verifique com os salva vidas qual o local indicado para um banho seguro", disse Kailane sobre as normas de segurança recomendadas pela Salvamar. Ele reforçou ainda que além das ocorrências de afogamentos nas praias, é preciso redobrar a atenção com o número de crianças perdidas.

Para assegurar a orientação dos banhistas e atuar em casos de afogamento, 60 salva-vidas atuaram em 24 postos distribuídos no trecho da orla entre Jardim de Alah e Ipitanga. Ao todo, 14 novos concursos estão sendo capacitados para atuar como salva vidas. “Treinamos e adaptamos os novos conceitos de primeiro socorros, que mudam a todo momento”, contou Kailane. 

Com informações de Paulinho FP.