As praias da capital baiana registraram 23 afogamentos neste final de semana. Com a incidência desses registros, a reportagem da Salvador FM conversou, nesta manhã (5), com a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) que alertou sobre os cuidados para evitar afogamentos.
As ocorrências de afogamento aconteceram nas praias de Piatã, que lidera com um total de 8 registros, seguido de Itapuã com 6, depois de Jaguaribe com 5 e em Pedra do Sal, com 4 ocorrências registradas.
O coordenador e chefe de planejamento da Salvamar, Kaliane Dantas, destacou que com a chegada da primavera, as ocorrências de afogamento tendem a se acentuar, em razão do tempo estar mais favorável, mas o mar ainda ter características do inverno. Ele disse ainda que o maior número de ocorrências aconteceram entre pessoas de 15 a 26 anos.
"Procurem tomar banho nas proximidades dos postos salva vidas, respeitem as sinalizações, verifique com os salva vidas qual o local indicado para um banho seguro", disse Kailane sobre as normas de segurança recomendadas pela Salvamar. Ele reforçou ainda que além das ocorrências de afogamentos nas praias, é preciso redobrar a atenção com o número de crianças perdidas.
Para assegurar a orientação dos banhistas e atuar em casos de afogamento, 60 salva-vidas atuaram em 24 postos distribuídos no trecho da orla entre Jardim de Alah e Ipitanga. Ao todo, 14 novos concursos estão sendo capacitados para atuar como salva vidas. “Treinamos e adaptamos os novos conceitos de primeiro socorros, que mudam a todo momento”, contou Kailane.
Com informações de Paulinho FP.