A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informou sobre alterações no tráfego do bairro Bonfim, devido aos tradicionais eventos de fim e início de ano, como a “Última Sexta-feira do Bonfim de 2024”, a “Primeira Sexta-feira do Bonfim de 2025” e as Novenas. Essas mudanças ocorrerão nesta sexta-feira (27), na próxima sexta-feira (3), e de 9 a 18 de janeiro de 2025. As intervenções visam, portanto, melhorar a circulação do tráfego, garantir a segurança dos pedestres e organizar o fluxo de veículos durante os eventos.
Na “Última Sexta-feira do Bonfim” (27), entre 4h e 21h, serão implementadas ações específicas para controle do tráfego de veículos e auxílio à travessia de pedestres. Além disso, haverá fiscalização rigorosa para evitar paradas e estacionamentos irregulares nas vias do Largo do Bonfim, Ladeira do Bonfim e Largo da Baixa do Bonfim.
A Transalvador posicionará barreiras móveis em pontos estratégicos, como na Avenida Dendezeiros do Bonfim, Rua da Imperatriz, Largo da Baixa do Bonfim, Ladeira do Bonfim, entre outros. Além disso, proibirá o estacionamento entre 4h e 18h nas vias Ladeira do Bonfim e Largo do Bonfim (atrás da igreja).
A fiscalização também incluirá o isolamento do Largo da Igreja do Bonfim, a proibição de estacionamento de ônibus em frente à igreja, além da canalização de retornos e acessos e desvio de tráfego em pontos chave, como o semáforo próximo ao Largo.
Mudança em 2025
No dia 3 de janeiro, durante a “Primeira Sexta-feira do Bonfim de 2025”, as alterações serão semelhantes, com as mesmas barreiras móveis e restrições de estacionamento, entre 4h e 21h.
A Transalvador adotará medidas de controle de trânsito para as Novenas, que ocorrerão de 9 a 18 de janeiro de 2025, entre 19h e 22h. Nesse sentido, as ações terão foco na organização do tráfego no Largo do Bonfim, garantindo, assim, a segurança dos pedestres e evitando, dessa forma, irregularidades nas vias.