A Defesa Civil de Salvador (Codesal) acionou, na manhã desta quarta-feira (27), a sirene do sistema de alerta e alarme de deslizamento de terra nos bairros Bosque Real, Olaria e Sete de Abril. A medida foi tomada devido às fortes chuvas que atingiram as localidades nas últimas 72 horas.
O acionamento da sirene segue o Plano Preventivo de Defesa Civil e acontece quando uma localidade acumula mais de 150 mm de chuva em três dias.
Em momentos de emergência, o Centro de Operações da Codesal aciona os equipamentos, através de sistema de análise climatológica. Nele, há informações sobre temperatura, clima e índice pluviométrico para a cidade.
Outras localidades com sirene de alerta acionada
A Codesal passou a atuar no nível de alerta máximo, na noite de terça, acionando as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Além disso, o risco de deslizamento atingiu a Baixa do Cacau, Bom Juá, Voluntários da Pátria, Vila Picasso e Calabetão.
O órgão solicitou que os moradores, sobretudo, deixassem as suas casas e se dirijam aos locais de acolhimento previamente estabelecidos em simulados de evacuação.
“Já acionamos sirenes, já abrimos abrigos para recepcionar famílias das áreas de risco, e pedimos a você que fique atento e não se coloque nessa condição. Ao observar qualquer cenário que seja diferente do seu rotineiro, se afaste, disque 199 e aguarde a nossa chegada para realizar a vistoria e que sua vida seja preservada”, alertou Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.