Um teiú, considerado o maior lagarto do Brasil, foi resgatado por agentes da Polícia Militar (PM), na tarde deste sábado (16), no bairro do Dois de Julho, Centro Histórico de Salvador.
Apesar de a espécie poder ser encontrada em todas as regiões do país, a “presença” do animal chamou a atenção dos moradores e visitantes da região, onde são predominantes o comércio e as residências.
De acordo com a corporação, o resgate foi feito por uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa). Os militares foram acionados para averiguar a informação do animal silvestre no local.
Ao chegarem, os agentes encontraram o animal, que havia se abrigado dentro de um estabelecimento comercial, atraindo a curiosidade de moradores e frequentadores da região.
O lagarto foi resgatado pela guarnição e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde recebeu os devidos cuidados.
Segundo o Instituto Butatan, de São Paulo, o comportamento do teiú é sazonal: nos meses mais frios, entre final de maio e final de agosto, ele hiberna, permanecendo inativo em tocas por longos períodos. Já agora na primavera, e no verão, podem ser vistos repousando ao sol, em busca por alimento e reprodução.
Esse tipo de animal se alimenta, entre outros, de insetos, aves, roedores, anfíbios, outros lagartos, ovos de diversas espécies, frutas, folhas e inclusive carniça.
Lagarto de tamanho relativamente grande, sendo o maior lagarto do Brasil, tem um corpo que pode atingir 50 centímetros – mas se considerarmos o rabo, ele pode chegar a até 2 metros no total.