Criada para qualificar profissionais que utilizam a voz em produções audiovisuais, a oficina Universo da Voz acontece de forma gratuita em Salvador. O programa traz técnicas avançadas e estratégias de mercado, com foco em áreas como locução publicitária, dublagem, audiodescrição, voz original para animação e localização de games.
Ao todo, o curso oferece 20 vagas direcionadas a profissionais da voz, como por exemplo, atrizes e atores, locutoras e locutores maiores de 18 anos, com ou sem experiência. As aulas serão ministradas de forma presencial no Cine Teatro 2 de Julho, entre os dias 5 e 7 de dezembro, das 9h às 12h. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através deste link, até o dia 25 de novembro.
Sobre a oficina
O Universo da Voz oferece conteúdo abrangente sobre técnicas vocais e gestão de carreira para locutores, dubladores e artistas de voz. Mariana Ferrari, atriz, especialista em trabalhos com a voz, comunicadora, irá ministrar a aula. Com vasta experiência no setor, a profissional compartilhará tanto técnicas artísticas quanto técnicas práticas, além de estratégias de mercado que ajudam os profissionais da voz a expandir seu alcance e visibilidade.
Além do desenvolvimento técnico, o curso abordará aspectos práticos de gestão de carreira no campo da voz. Contudo, participantes aprenderão como criar e divulgar portfólios, atrair clientes, construir presença digital e gerenciar sua autopromoção no mercado audiovisual.
Com intuito de fomentar o audiovisual baiano e fazer network entre os contemplados na oficina com profissionais da voz, e produtores de animação e game, a oficina estará dentro da programação oficial do ANIMAI – Festival de Animação e Game.
A Batalha da Voz – Show de Encerramento
Para encerrar a oficina, no dia 7 de dezembro, das 14h às 17h, acontecerá A Batalha da Voz, também no Cine Teatro 2 de Julho. Ou seja, o show é uma oportunidade para os participantes mergulharem no universo da dublagem e da interpretação de vozes, em um formato de roda de conversa com a participação de Nina Novaes.
Durante a batalha, os participantes entrarão no universo de Pedro e a Pedra Secreta, seriado baiano de animação em 3D que estreou no Prime Video, junto com alguns dos artistas que deram vida aos personagens: Gabriel Faindé (o heroi Pedro), Gabriela Borges (amiga tecnologica de Pedro Fáfa), Jhoilson de Oliveira (vilão, o monstro de pedra Zirag) e Angel Marques (a vilã Medina), onde vão compartilhar o processo de construção dos personagens e adaptação das vozes originais.
Desse modo, na batalha de voz os atores trocarão seus personagens, dublando uns aos outros em uma demonstração ao vivo de suas habilidades de improviso. Além disso, os alunos da Oficina Universo da Voz terão chance de apresentar novas vozes, desafiando os personagens criados para Pedro e a Pedra Secreta.
O projeto tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Nesse sentido, o projeto visa efetivar as ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.