A Prefeitura de Salvador entregou, nesta sexta-feira (25), mais 200 casas reformadas pelo programa Morar Melhor (totalizando 400 lares já alcançados pela iniciativa no bairro), além de um campo com grama sintética e uma praça requalificada repleta de atrativos para crianças e adultos.
O prefeito Bruno Reis destacou o impacto do Morar Melhor na vida da população: “Não há nada mais importante e mais precioso para uma família do que a sua própria casa. E, com esse programa, nós já reformamos mais de 54 mil residências em Salvador. É uma iniciativa que se tornou um verdadeiro sucesso e, não à toa, muitas cidades do Brasil procuram saber como copiá-la”, disse o chefe do Executivo municipal, ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos e secretários.
O Morar Melhor foi criado em 2015 e hoje é uma das ações mais desejadas pelos soteropolitanos. “Quase nenhuma prefeitura no país faz reforma de casas. Aqui, ainda temos mais 1,2 mil unidades passando pelas melhorias e teremos mais etapas. Este trabalho não vai parar. Vamos seguir realizando novos sonhos”, pontuou.
Esta é a segunda vez que o Morar Melhor contempla Mata Escura. O programa municipal, coordenado pela Secretaria Municipal Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), realiza um conjunto de melhorias conforme a escolha dos próprios moradores, num valor de até R$11 mil por moradia.
Uma das beneficiárias, a doméstica Silvia de Assis Costa, 41 anos, é mãe solo de dois filhos e lembra que não tinha condições financeiras para fazer uma reforma na própria casa. Através do Morar Melhor, o imóvel dela passou por trocas de portas e janelas, pisos e até mudanças estruturais, tornando-se modelo na vizinhança.
“O telhado aqui era muito baixo, e isso deixava o ambiente muito quente. Além disso, quando chovia forte, a água escorria pelas paredes. Mas, graças a Deus, com a ajuda do projeto, ajeitaram a estrutura e trocaram as telhas. Melhorou bastante. Só tenho a agradecer”, celebrou.
Campo e Praça
Também foi inaugurado o 63º campo de grama sintética da cidade. Os serviços envolveram colocação de grama sintética, reforma de alambrados, troca de traves, drenagem, redes e melhorias no entorno.
A ambulante Carla Almeida, de 55 anos, comparou a transformação feita no local. “Quando chovia, era um transtorno porque o campo ficava todo alagado, a lama descia para a rua. Mesmo assim, esse equipamento sempre foi muito utilizado pela população. Agora, então, está uma maravilha”, avaliou.
Ainda na proximidade, a Praça Irmã Dulce também foi requalificada. Com 276 metros quadrados de área, o local possui bancos pré-moldados, conjuntos de mesa para jogos, além de academias de saúde e de ginástica, parque infantil equipado com gangorra, escorregadeira e balanço. As obras foram realizadas pela Secretaria de Manutenção (Seman).