O diretor de turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Gegê Magalhães, revelou na quinta-feira (21), em entrevista ao programa PNotícias, da Piatã FM, onde será o destaque da programação de Natal da capital baiana, dentro da programação promovida pela Prefeitura.
De acordo com ele, pelo segundo ano seguindo, o “Natal de Salvador” será realizado no Centro Histórico. Em 2023, a cidade recebeu o maior túnel cenográfico do país, com 400 metros de extensão de luz e sonorização entre a Rua Chile e a Praça da Sé. O espaço contou com cortinas e colunas de pisca-piscas, com luzes em RGB, que apresentam formas e cores que acompanham as músicas natalinas.
O circuito ainda teve projeções mapeadas no Palácio dos Esportes, no Palácio Rio Branco e na Igreja de São Francisco, além da Vila Natalina na Praça da Sé.
Na fonte luminosa da Praça da Sé, teve uma árvore-de-natal em LED de 21 metros de altura, aliando tecnologia e encantamento com a projeção de conteúdos animados natalinos. Já no Terreiro de Jesus, foi instalada a Casa do Papai Noel, no prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Outro destaque esteve relacionado a programação musical, com apresentações gratuitas no palco da Praça Municipal. Ainda houve o desfile “As Folias de Papai Noel – Grande Cortejo”, que passou pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, com percurso da Rua Chile ao Terreiro de Jesus. Na ocasião, cerca de 750 artistas de variadas linguagens participam da iniciativa, que misturou as tradicionais comemorações natalinas com as manifestações culturais baianas.
“Esse ano a gente vai novamente ao Pelourinho, devido ao sucesso gigantesco de 2023. Vamos ampliar ainda mais as paradas”, garantiu.