A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador montou uma operação especial para Festival Virada 2025, que ocorrerá na Arena O Canto da Cidade, no bairro da Boca do Rio, entre 31 de dezembro e 1º de janeiro. A operação contará com mais de 500 agentes, incluindo equipes de operações especiais e grupamentos diversos.
De acordo com a GCM, a operação terá foco em garantir a tranquilidade de soteropolitanos e turistas, com um forte aparato tecnológico e ações de prevenção à violência. A GCM instalará mais de 40 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, que estarão interligadas em tempo real com a Central de Videomonitoramento e com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Além disso, drones serão empregados para otimizar o patrulhamento e melhorar a vigilância contínua, tanto na área do festival quanto na zona de praia. O uso de drones ajudará a identificar possíveis ocorrências e a manter o monitoramento de grandes áreas.
Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção de Violência da GCM, destacou a importância das tecnologias para a segurança do evento. “Com as câmeras e drones, conseguimos monitorar todo o espaço, identificar suspeitos, otimizar processos de revista e remanejar as equipes de forma mais eficiente”, explicou.
Além disso, a GCM também prestará apoio a diversos órgãos municipais. As ações incluirão patrulhamento preventivo, acolhimento a mulheres, identificação de crianças e serviços de apoio aos trabalhadores, como ambulantes.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.