Invernou na primavera

Com fortes chuvas, Salvador amanhece com registro de deslizamento de terra, queda de muro e caos no trânsito

O mau tempo invadiu a capital baiana desde o último sábado (23)

Foto: PS Notícias
Foto: PS Notícias

Salvador amanheceu, nesta segunda-feira (25), com as consequências das fortes chuvas. O mau tempo invadiu a capital baiana desde o último sábado (23), com alerta de ciclone e, desde então, houve registros de queda de muro, deslizamento de terra e trânsito congestionado.

Segundo informações da Defesa Civil (Codesal), é esperada a continuidade das chuvas, com risco de alagamentos. Nas últimas 24h, foram registrados mais de 49 mm entre o bairro da Barra e a Vila Naval. O segundo maior acumulado foi no bairro de Brotas (43,8 mm), seguido dos Barris (37,8 mm).

Mas não é só Salvador que sofre com as condições climáticas. O Instituto Nacional de Meteorologia aponta que mais de 90 cidades do Estado entraram na lista de “chuvas intensas”, com alerta laranja de perigo.

Ocorrências devido às fortes chuvas

Entre as ocorrências está a queda de um muro no bairro da Pituba, devido ao deslizamento de terra de uma obra do Governo do Estado. Ninguém ficou ferido, mas com a situação, cerca de 10 moradores não podem locomover os carros.

Segundo a Codesal, de 00h até às 8h desta segunda-feira, houve três deslizamentos de terra, sendo um no Centro/Brotas e dois na Liberdade. Além disso, o órgão alerta para duas ameaças de desabamento (Barra/Pituba e Pau da Lima), ameaça de deslizamento (Subúrbio, Cajazeiras, Barra/Pituba, Pau da Lima e Liberdade) e risco de queda de árvore (Centro/Brotas).

Caos no trânsito

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) alerta os motoristas para atenção redobrada. Devido à pista molhada, o trânsito está congestionado na Av. Paralela (sentido rodoviária), Av. ACM (trecho do Detran) e imediações da rodoviária.

No entanto, o trânsito segue livre no Dique do Tororó, Av. Octávio Mangabeira, Largo da Calçada, Av. Bonocô, Largo dos Mares, Av. Jequitaia e Vale dos Barris.

Acumulado mensal de novembro

Considerando o acumulado de novembro, Plataforma lidera com 164 mm de chuvas, seguida por Valéria (154,3 mm), San Martin (153 mm) e Pirajá (150 mm). Outros bairros também registraram volumes significativos, como Palestina (149,2 mm) e Águas Claras (145,6 mm).

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.