Mesa Diretora

Câmara de Salvador define data de eleição para presidente

Reunião do Colégio de Líderes também definiu cronograma de votação de projetos de vereadores

Reunião do Colégio de Líderes da Câmara de Salvador. Foto: Antônio Queirós/CMS
Reunião do Colégio de Líderes da Câmara de Salvador. Foto: Antônio Queirós/CMS

O Colégio de Líderes da Câmara de Salvador decidiu, nesta segunda-feira (14), a data para a posse dos vereadores eleitos. Também foi definido o dia para a eleição da Mesa Diretora, que inclui cargos como presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.

A reunião, que foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Carlos Muniz (PSDB), ficou definido que a posse dos vereadores eleitos para o quadriênio 2025/2028 acontecerá no dia 1º de janeiro, às 14h30.

No dia seguinte, 2 de janeiro, às 9h, acontecerá a eleição da Mesa Diretora. O presidente Muniz, inclusive, tem angariado apoio de vereadores da Casa em busca da sua recondução ao cargo.

Cronograma de votações

O Colégio de Líderes também decidiu que o plenário do Legislativo apreciará, no próximo dia 22, o Projeto de Lei nº 130/2024, de autoria do Executivo municipal, que prevê um empréstimo de R$ 350 milhões junto ao BNDES para a aquisição de ônibus elétricos.

“Votaremos o mais rápido possível para que o Executivo possa fazer esse empréstimo e, assim, comprar logo os ônibus. Há um entendimento entre as bancadas pela importância da matéria. Justamente para que o povo de Salvador venha a ter o mais rápido possível esse benefício no transporte público”, afirmou o presidente da Câmara, Carlos Muniz.

O colegiado também definiu um cronograma de votações de projetos dos vereadores. De acordo com Muniz, foi acordado que serão apreciados no plenário, no dia 18 de dezembro, dois projetos de cada vereador. A análise dessas matérias pelas comissões será realizada até o dia 10 de dezembro.

“Faz-se necessário que os projetos tenham parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final até o dia 25 de novembro”, afirmou o chefe do Legislativo soteropolitano.