O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, anunciou o início da modernização do Parque Solar Boa Vista, na manhã desta terça-feira (5). A declaração aconteceu durante o Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura do G20 e a Reunião de Ministros de Cultura do G20, no Centro de Convenções de Salvador.
Dessa forma, com foco na economia criativa, o responsável pela pasta também falou sobre a importância da revitalização do Teatro do Iceia, processo iniciado no mês de agosto.
“Nós precisamos cada vez mais ter profissionais formados, profissionais qualificados e, para isso, a educação e as escolas de tempo integral são fundamentais. Mas também nós estamos reformando o Teatro Iceia e, para retomar a sua vocação enquanto escola do espetáculo, no espaço para formação em artes, especialmente. E também estamos iniciando um processo de reforma de modernização do Parque Solar Boa Vista, que vai ser o parque da economia criativa da Bahia. Ali se transformará em um hub de formação e de incubadora de projetos para economia criativa, porque nós entendemos que esse caminho é essencial para que nós tenhamos cada vez mais profissionais de todas as áreas formados, qualificados para a atuação das artes e da cultura ao longo dos próximos anos”, destacou.
Solar Boa Vista, economia criativa e empregabilidade
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, enfatizou a importância da economia criativa e refletiu sobre como o setor é visto ao longo dos anos. Além disso, a artista destacou a arte como fundamental no quesito empregabilidade de jovens.
“Está mais do que na hora de nós entendermos todo esse desenvolvimento que a cultura traz para o Brasil, em todos os lugares, em todos os estados. Nós temos um ativo da economia dentro disso, que transforma a vida da gente. Eu falo desse lugar com toda a experiência que eu tenho nos meus 36 anos de carreira e com tudo que nós estamos trazendo para Salvador. Quantas coisas o setor artístico, cultural, o nosso artesanato, já trouxe para essa cidade? Quantas já trouxe para a Bahia? Quantas para o Nordeste? A gente sai ao Nordeste, de estados que têm uma potência tão grande, no Sul, no Sudeste… todos os lugares têm representação e a cultura e o desenvolvimento econômico dentro desse espaço de cultura e arte. Ela é empática, ela é material, ela é viva. Estamos falando de novelas, estamos falando hoje já de outras coisas, outros aspectos da cultura digital, podcast, tantas coisas que empregam milhares de pessoas e principalmente hoje nessa nova geração”.
Sobre a reunião do GT de Cultura do G20 em Salvador
O Ministério da Cultura (MinC) está realizando três grandes eventos internacionais em Salvador, entre os dias 4 e 8 de novembro, no Centro de Convenções. No local, acontece o Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Cultura do G20 e a Reunião de Ministros de Cultura do G20.
Nesta terça, o encontro contou com nomes como a ministra da Cultura, Margareth Menezes, assim como o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro.
Nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, acontecerá uma reunião da cúpula de chefes de estado do G20. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participará do evento.
“Justamente no sentido de fazer esse trânsito de uma discussão com mais materialidade em relação à reparação sobre o continente africano. Dentro do G20 também, a União Africana está convidada, e cada país, cada cultura, traz as suas pautas. Dentro do Ministério da Cultura, nós estamos desenvolvendo políticas que têm aderência às políticas das culturas quilombolas, que têm aderência às cotas para a cultura afro-brasileira, todas as nossas pautas, buscando um trânsito de reparação das políticas afirmativas”, explicou a ministra.