A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai liberar a vacina da gripe para todos os públicos. Com a mudança, pessoas com idade igual ou superior a 6 meses podem procurar um posto de saúde a partir deste sábado (6), quando acontece mais um Dia D da vacinação na capital baiana. Até então, a dose anual contra a influenza estava restrita a grupos prioritários, como crianças e idosos.
Para intensificar o combate aos vírus da Influenza (gripe) e Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador montará uma megaestrutura com mais de 80 pontos, incluindo drives, pontos fixos, shoppings e locais de grande circulação, que funcionarão entre 08h e 16h. Serão ofertadas doses do imunizante contra o coronavírus adulto, pediátrico e bivalente, além da influenza para os grupos prioritários (relação a baixo).
CONFIRA OS POSTOS DE VACINAÇÃO
Para intensificar o combate aos vírus da Influenza (gripe) e Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador montará uma megaestrutura com mais de 80 pontos para o dia D de vacinação neste sábado (06), incluindo drives, pontos fixos, shoppings e locais de grande circulação, que funcionarão entre 08h e 16h. Serão ofertadas doses do imunizante contra o coronavírus adulto, pediátrico e bivalente, além da influenza para os grupos prioritários (relação a baixo).
Demais públicos
A estratégia de vacinação contempla ainda 1ª e 2ª dose para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades.
O reforço da Pfizer Pediátrica para menores de 5 a 11 anos com/sem comorbidades também estará disponível para quem tiver nome na lista da SMS. A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.
Além disso, a estratégia segue com a aplicação da 1ª e 2ª dose para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema “LIBEROU GERAL”, para quem não é residente de Salvador ou não tenha iniciado o esquema primário na capital. A 3ª dose será disponibilizada EXCLUSIVAMENTE para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.
O interessado deve apresentar OBRIGATORIAMENTE originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.
Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia ‘Liberou Geral’ devem residir em Salvador.
A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Nota Técnica nº 177/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS estabelece que todos os indivíduos que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos, estão orientados a receber um segundo reforço; e todos os indivíduos de 40 anos ou mais, estão orientados a receber um terceiro reforço, igualando o quantitativo total de vacinas referentes aos demais esquemas vacinais contra COVID-19.
CONFIRA OS APRAZAMENTOS:
2ª DOSE DA PFIZER BABY (6 MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES) – que tomaram a primeira dose até o dia 07/04/2023 – Nome na lista
2ª DOSE JANSSEN – para quem tomou a primeira dose/dose única da Janssen até a data de 10/03/2023 – Com nome no site
2ª DOSE OXFORD – aprazados até 01/06/2023 – Com nome no site
2ª DOSE PFIZER – 12 ANOS OU MAIS – aprazados até 01/06/2023 – Liberou Geral
2ª DOSE DE GESTANTES E PUÉRPERAS – aprazados até 01/06/2023 – Com nome no site
REFORÇO DA PFIZER PEDIÁTRICA PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES – que tomaram a segunda dose até o dia 13/01/2023 – Nome na lista
3ª DOSE DA PFIZER BABY (6 MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES) – que tomaram a segunda dose até o dia 10/03/2023 – Nome na lista
3ª DOSE DE CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS (COM OU SEM COMORBIDADES) que iniciaram o esquema vacinal com Coronavac e tomaram a 2ª dose até 13/01/2023- Com nome na lista.
3ª DOSE MONOVALENTE IMUNOSSUPRIMIDOS com 12 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 10/03/2023 – PFIZER Bivalente – com nome no Site
VACINA BIVALENTE – para aqueles que tenham tomado, pelo menos, 2 doses monovalentes com um intervalo de 4 meses, ou seja, até o dia 13 DE JANEIRO DE 2023.