Salvador integra uma lista de capitais brasileiras que superam a média do país quando o assunto é acesso à Educação Infantil. O município soma 45% de crianças entre 0 a 3 anos matriculadas no segmento de creche e 97% atendidas na pré-escola (faixa etária de 4 a 5 anos), segundo dados divulgados pela plataforma Educação Já, da ONG Todos pela Educação. No Brasil, a média em ambos os níveis de ensino é de 40% e 94%, respectivamente.
Ainda de acordo com o levantamento, metade das capitais tem acesso à creche menor do que a média brasileira e 16 delas têm acesso à pré-escola pior do que o país como um todo. Na região Nordeste, inclusive, Salvador e São Luís (MA) são as únicas a superar o índice nacional nesses dois quesitos.
A capital maranhense obtém 41% de crianças com acesso à creche e 96% na pré-escola. O Recife (PE), por sua vez, contabiliza 40% na creche e 87% na pré-escola; enquanto Fortaleza, 35% (creche) e 93% (pré-escola).
A lista ainda traz Teresina (PI), com 38% de crianças atendidas no segmento de creche e 98% na pré-escola; Aracaju (SE), 46% (creche) e 90% (pré-escola); Maceió (AL), 34% (creche) e 83% (pré-escola); Natal (RN), 31% (creche) e 90% (pré-escola); e João Pessoa (PB), 23% (creche) e 92% (pré-escola).
Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura para que Salvador avançasse nos índices da Educação Infantil, que atende justamente crianças entre 0 a 5 anos, é o programa Pé na Escola. Através da iniciativa, as famílias não contempladas com as vagas em alguma unidade escolar da rede municipal de ensino podem matricular os filhos, gratuitamente, em instituições privadas cadastradas pelo programa. Os custos são bancados pela gestão municipal.
Além disso, outras ações estão sendo desenvolvidas para aumentar a oferta de vagas diretamente pela rede pública municipal, a exemplo da construção e ampliação do número de salas de aula.