Em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil, o tradicional desfile retorna às ruas da Avenida 7 de Setembro, em Salvador. A concentração das escolas, das entidades civis e das tropas será feita a partir das 6h da manhã, no Corredor da Vitória, Rua da Graça e Ladeira da Barra.
Após dois anos sem os desfiles, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou a retomada dos festejos. “Iremos autorizar, como sempre fizemos, qualquer tipo de manifestação. Aqueles que queiram se manifestar na Barra-Ondina, a prefeitura irá autorizar os trios. Os que queiram se manifestar no Campo Grande, sentido Praça da Sé, a prefeitura também irá autorizar”, declarou.
Entre as atividades do dia, estão a revista à tropa, que será realizada às 07:45h, o hasteamento do Pavilhão Nacional às 08:45h, e o Desfile Cívico Militar, que acontece entre as praças 2 de Julho e Castro Alves, com início previsto para 9h.
Na sequência, está previsto o desfile do Comandante da Tropa, Estado-Maior Conjunto, Bandeiras Históricas, tropas da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil Municipal. Após a passagem dessas tropas a pé, virá o desfile motorizado com viaturas e/ou motocicletas da Marinha, Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil Municipal.
Em seguida, virão as entidades civis e as escolas estaduais e municipais, e, fechando o desfile, será o Esquadrão de Polícia Montada. Ao todo serão mais de 6.700 militares e civis desfilando, na capital baiana, nesses 200 anos da Independência do Brasil.
O prefeito confirmou presença no desfile cívico-militar e garantiu que a programação compensará os dois anos em que não houve desfile. “Por parte da prefeitura, teremos uma grande programação, até para compensar os últimos dois anos”, disse.