Segundo dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), o mês de maio foi o menos chuvoso dos últimos 29 anos. A informação foi divulgada nesta terça-feira (1).
Ainda de acordo com o Cemadec, o acumulado de chuvas registrado neste período foi de 119 mm. Os bairros que tiveram maior intensidade de chuvas foram Nova Brasília (271,4 mm), Periperi (225,6 mm), Mirante de Periperi (219 mm) e Valéria (205,3 mm).
Mesmo com um volume menor do que o previsto de águas pluviais na cidade, o mês de maio foi de trabalho intenso para os profissionais da Defesa Civil de Salvador (Codesal). O órgão registrou 1.507 ocorrências, sendo que as maiores demandas foram de orientações técnicas (705), ameaças de desabamento (303) e ameaças de deslizamento (158). As demandas dos cidadãos chegam até a Codesal por meio do telefone gratuito 199.
Para junho, o último mês da Operação Chuva 2021, a expectativa do Cemadec é de que chova aproximadamente 245,6 mm, com base na previsão climatológica. As chuvas que caíram nesta terça-feira (1) deverão permanecer nos próximos dias. Até às 14h, a Codesal registrou 39 ocorrências, sendo 17 orientações técnicas, nove ameaças de desabamento, duas ameaças de desabamento de muro, duas ameaças de deslizamento, duas árvores ameaçando cair, três avaliações de imóvel alagado, dois desabamentos parciais, um deslizamento de terra e uma infiltração.
A previsão é que amanhã (2) e quinta-feira (3) o céu permaneça nublado a parcialmente nublado com chuva a qualquer hora do dia. Na sexta-feira (4), sábado (5), e no domingo (6) a tendência é de céu nublado com chuva a qualquer hora do dia.