Salvador sedia a maratona de inovação do mundo, o NASA Space Apps Challenge. O evento acontece do dia 27 de setembro a 4 de outubro, no campus da Paralela, da Unijorge, no auditório Zélia Gattai.
O encontro é aberto a todos que tenham interesse em trazer soluções inovadoras para resolver problemas da humanidade, na Terra e no espaço. As pré-inscrições individuais já estão abertas e devem ser realizadas no portal do evento. Somente pessoas maiores de 18 anos.
Durante o evento, os participantes serão desafiados a criar soluções inovadoras e criativas, com base nos desafios propostos pela NASA. Os selecionados se juntam, em equipes, para desenvolverem os projetos e recebem mentoria durante o evento. Em todas as edições, o evento tem atuado para estimular uma maior participação feminina. Os times vencedores na etapa local concorrem na etapa mundial com participantes de mais de 100 países. Para subsidiar os desafios, serão utilizados dados oferecidos pela agência espacial americana e outras agências parceiras.
"Tivemos uma grande adesão e engajamento nos dois últimos anos, fomos a sexta cidade no mundo a apresentar projetos, e estamos com uma boa expectativa para o retorno presencial, pois, em 2019, com público presente, tivemos a primeira equipe baiana como vencedora mundial. Queremos estimular a participação de todos que têm interesse em nosso planeta a refletir sobre formas sustentáveis de cuidá-lo, e estimular o conhecimento do espaço também", enfatiza.
A etapa de Salvador tem a correalização do grupo Aviva, patrocínio da Unijorge e da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Diretoria de Inovação da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SEMIT). Para o reitor da Unijorge, Nédio Pereira Jr, a iniciativa é um fomento à criatividade para tratar de temas de grande relevância, que impactam na vida das pessoas. "Teremos centenas de jovens de toda Salvador reunidos em um evento reconhecido mundialmente para trazer soluções criativas para contribuir para a melhoria do planeta. É uma experiência única e enriquecedora para a nossa comunidade estudantil, de docentes e para o público em geral", conclui.