Bahia

Salvador inicia aplicação da 3ª dose em idosos nesta segunda-feira (30)

Reis ainda confirmou que a aplicação da terceira dose em idosos acima de 90 anos será iniciada nesta segunda-feira (31)

Juliana Nobre
Juliana Nobre

O prefeito Bruno Reis anunciou que a partir da próxima segunda-feira (30), Salvador inicia a aplicação da 3ª dose em idosos acima de 90 anos. Reis ainda confirmou, durante o evento-teste que ocorre no Centro de Convenções, que neste sábado (28), será imunizado todo o público de 17 anos, além da estratégia de antecipação das segundas doses. 

“Na segunda-feira vamos aplicar a segunda dose para os idosos acima de 90 anos que já tem 6 meses que tomou a segunda dose, inclusive com a vacina diferente da que tomou as duas doses. Muitos dos idosos foram vacinados com a CoronaVac, e hoje foi aprovado na CIB, de Oxford e Pfizer”, afirmou.

Ele completou dizendo que a estratégia de vacinação do público de 17 anos será encerrada neste sábado (28). "Amanhã [28] vamos vacinar todos acima de 17 anos. Hoje uma parte foi vacinada, a outra parte será vacinada amanhã. Em relação à segunda dose, nós vamos seguir a estratégia de antecipação, então quem tem no cartão de vacinação a data de até 5 de setembro poderá tomar a vacina amanhã, de Oxford e da Pfizer, e da CoronaVac, até o dia 29 de agosto”, anunciou o prefeito.

Para Bruno Reis, o evento-teste é um projeto para a retomada dos eventos na capital, que atingiu em agosto a menor taxa de ocupação dos leitos de UTI, batendo 26%. “Esse evento é promovido pelas associações da área de entretenimento da nossa cidade, para quando for possível retomar os eventos em Salvador. Nossa expectativa era ter realizado esse evento no final do mês de julho, mas diante da possibilidade da chegada da variante Delta na nossa cidade, coisa que ocorreu no mês passado e teve a confirmação ontem, aguardamos o mês de agosto. Durante esse mês, nós chegamos a 26% de ocupação dos leitos de UTI, se considerarmos a quantidade de leitos que nós tínhamos em maio, a Prefeitura e Governo do Estado, era pra estarmos com 13% de ocupação, o número mais baixo de todo o período da pandemia. O número de óbitos e casos ativos, nunca esteve tão baixo, e nós conseguimos avançar muito na vacinação, fechamos ontem o dia com 95% da população adulta vacinada com a 1ª dose e 43% com a 2ª dose. Iniciamos hoje a vacinação do público de 17 anos”, informou.