No bairro de Cajazeiras, na capital baiana, um canteiro de obras anuncia o que será o novo Instituto Couto Maia (Icom), onde passará a funcionar o Hospital Couto Maia, que atualmente funciona no Monte Serrat, na Cidade Baixa. O equipamento será 20% maior que o existente, com expectativa de aumentar em 50% a assistência aos baianos. A unidade referência em doenças parasitárias e infectocontagiosa, como meningite, será ampliada e completamente renovada, prestando um atendimento ainda melhor aos baianos.
Em visita às obras, nesta terça-feira (27), o governador Rui Costa explicou a mudança de local. “Vamos instalar um sistema muito moderno de atendimento neste novo Couto Maia. O outro prédio onde funciona o hospital na Cidade Baixa é antigo e não atende as normas e as técnicas atuais, além de não ter infraestrutura para receber essas novas tecnologias disponíveis e que iremos implantar aqui, para tratar com mais qualidade os pacientes”, afirmou Rui, que, ainda nesta manhã, inaugurou dez novos leitos do Hospital de Cajazeiras.
O governador também adiantou que o novo Couto Maia ficará pronto em abril de 2018 e vai contar com 120 leitos. “Após a conclusão da obra, teremos um prazo de 60 dias para operação de teste e, em seguida, iniciamos a operação comercial. Esta é mais uma unidade hospitalar que iremos entregar ao povo da Bahia. Com isso, estamos fazendo diferença na saúde pública do estado, reforçando a rede hospitalar e ampliando leitos de UTI”, afirmou.
Nova estrutura
O hospital vai contar ainda com centro cirúrgico, unidade de emergência e de urgência especializadas, ambulatório de hanseníase, serviço de apoio diagnóstico, espaço para ensino e pesquisa, além de outros serviços. Com cerca de 18% do cronograma físico e financeiro já executados, o hospital terá 3 pavimentos.
A unidade vai ampliar a oferta de leitos em cerca de 30%, passando de 97 para 125, com 20 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo no estado a ser construído através de uma Parceira Público -Privada (PPP), o Couto Maia vai ampliar as instalações dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), além de contar com agência transfusional, serviço de reabilitação e de logística. Será implantado ainda o serviço de apoio diagnóstico com equipamentos de radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva, eletrocardiografia e eletroencefalografia.
Hospital Couto Maia
Responsável por realizar cerca de dois mil atendimentos por mês, o Hospital Couto Maia tem 164 anos de fundação e se mantém como único hospital da Bahia especializado no tratamento de doenças infectocontagiosas. Atualmente são 97 leitos – incluindo seis de unidade de terapia intensiva (UTI) e 30 pediátricos -, ambulatórios de infecção geral, HIV e neuroinfecção. Ao todo, são 650 colaboradores envolvidos nas atividades e oferecendo assistência à saúde dos baianos.
O Hospital Couto Maia oferece pronto-atendimento 24 horas para pacientes referenciados e regulados no Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço de internação atende homens, mulheres e crianças, 60% deles portadores do vírus HIV, e a unidade permite que eles recebam todo o suporte para o controle da doença. No prédio onde atualmente funciona o Couto Maia, no Monte Serrat, vai passar a funcionar o hospital Dom Rodrigo de Menezes (HDRM), antigo leprosário.
Fonte: Secom