Bahia

Rui só anunciará reforma em janeiro; ao menos quatro secretários cairão

Alterações são especuladas nas Relações Institucionais, Desenvolvimento Urbano, Agricultura, Casa Civil e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte

NULL
NULL

 

Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

 

Ao contrário do que tem sido especulado por parte da imprensa, o governador Rui Costa (PT) não irá mais anunciar a chamada minirreforma da administração estadual ainda este ano. Antes previsto para ser efetivado até o fim de 2016, agora o pacote de mudanças em pastas de primeiro e segundo escalões é estimado para a segunda quinzena de janeiro, dizem fontes próximas ao petista.

Partidos que pedem mais espaço na gestão, a exemplo do PSD, presidido pelo senador Otto Alencar; do PP, comandado pelo vice-governador João Leão; do PDT, do deputado federal Félix Mendonça Júnior; e do PSL, do presidente da Assembleia Marcelo Nilo, tiveram conversas ainda não conclusivas.

Em reunião com a bancada federal pepista, na Governadoria, na semana passada, Rui admitiu dificuldades na montagem do que chamou de “quebra-cabeça” e garantiu que não haveria mudanças na correlação de forças entre os partidos.

Embora nos bastidores muitos nomes de diversos segmentos sejam cogitados, a estimativa é de que entre quatro e cinco setores do elenco principal sofram alterações. Por enquanto só são dadas como certas as saídas de Josias Gomes (PT) da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e de Carlos Martins (PT) da pasta de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que a priori poderia ser cedida ao PSD, apesar da promessa do governador ao PP de que não haveria ampliação de assentos para nenhuma sigla.

(Bahia.ba) (AF)