Bahia

Rui se reúne com prefeitos de cidades atingidas pelas chuvas e faz alerta para os próximos dias

“Se estiverem próximos a rios, a áreas que podem ser alagadas, por favor, saiam desses lugares", pediu o governador

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

O governador Rui Costa afirmou que convocou uma reunião virtual, nesta sexta-feira (10), com prefeitos dos municípios atingidos pelas chuvas no extremo sul da Bahia. Rui também fez um alerta sobre o volume de chuvas esperado para os próximos dias

“Está chovendo muito, em praticamente todo o estado da Bahia, mas a situação mais crítica é no extremo sul do estado. E dentro do extremo sul, a pior situação é nas cidades de Jucuruçu e Itamaraju, principalmente o distrito de Nova Alegria. Hoje pela manhã eu fiz uma reunião com todos os prefeitos e prefeitas da região, via internet. Nós estamos desde o início dessa semana de chuva, com o comandante do Corpo de Bombeiros, com reforço do policiamento dos bombeiros, toda Defesa Civil estadual, com máquinas e equipamentos, mas infelizmente, mesmo com dois helicópteros da Polícia Militar deslocados para lá, a condição do tempo está limitando muito as ações, e nesse momento a prioridade absoluta é proteger as pessoas e as tirar de risco”, disse o governador.

“Se estiverem próximos a rios, a áreas que podem ser alagadas, por favor, saiam desses lugares. Vão para pontos mais altos. Os prefeitos relataram grande resistência de muitas pessoas em saírem de suas casas mesmo com o nível da água subindo, então nós recomendamos que as pessoas saiam das suas casas.”, apelou.

Rui Costa também fez um alerta relacionado a liberação de águas em barragens, pedindo para que as pessoas que estão em áreas de risco deixem essas localidades.

“No extremo sul tem uma barragem, e que em função do volume de água que chegou, e chegará ainda hoje a noite um volume ainda maior, nós reiteramos aqui para os prefeitos que façam o alerta para que as pessoas saiam de suas casas, que estão em áreas baixas, que já começaram a alagar, não esperem que os rios subam mais, porque as barragens ainda vão soltar mais água. Recebemos um alerta da Chesf, que opera a barragem de Pedras, na cidade de Jequié, que entre hoje à noite e amanhã de manhã, soltará um grande volume de água, então todas as cidades que estão depois, vai aqui o nosso alerta”, finalizou.