Da esquerda para direita secretária Jusmari Oliveira, deputado federal Marcos Medrado e governador Rui Costa
Foto Fabrício Cunha
Mais obras pertencentes ao projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador (CAS) estão concluídas e podem ser desfrutadas pela população. Parte do quinto lote da iniciativa, onze vias dos bairros do Barbalho e de Macaúbas estão totalmente recuperadas e foram entregues, oficialmente, pelo governador Rui Costa, na manhã desta terça-feira (28).
Área singular da capital baiana, o Centro Antigo de Salvador é formado por onze bairros, inclusive o enigmático Centro Histórico, detentor da história viva da Bahia e do Brasil. "Essas intervenções valorizam a área, os imóveis, estimula que os comerciantes façam mais investimentos, gera mais empregos, aquece o turismo e os negócios e cuida tanto do Centro Histórico quanto do entorno, que é o Centro Antigo", afirma Rui.
O Pelas Ruas do Centro Antigo é um projeto segmentado em cinco lotes, que estão sendo executados simultaneamente pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) e abrangem mais de 270 ruas. Recursos da ordem de R$124 milhões estão sendo aplicados na região.
Rui ainda vistoriou obras em outras ruas próximas, pelas quais circulam muita gente, inclusive dona Marlei Teixeira e o marido Paulo César, que é deficiente visual. "A mudança foi de 100% de melhora. Antes andar por aqui era bem ruim, mas o serviço feito foi de qualidade e hoje trânsito com meu esposo e sinto muita segurança".
As intervenções envolvem melhorias no calçamento e passeios, inclusive com sinalização e colocação de piso tátil e rampas acessíveis. "Com a estratégia de fazer as obras em paralelo, montamos várias equipes e estamos entregando o produto à sociedade com maior rapidez", esclarece o presidente da Conder, José Lúcio Machado.
Para o deputado Marcos Medrado, o prefeito ACM Neto ganha com a obra, porque as pessoas confundem com obras de competência municipal. “ACM Neto ganha com uma obra dessa, é muito dinheiro gasto, estamos passando aqui hoje, amanhã ele vem e coloca uma placa da prefeitura, ele é acostumado a fazer isso. Neto se apega a obra dos outros”, disse o deputado indignado.
Veja o vídeo:
O projeto vem sendo executado desde 2015 e 100 logradouros já tiveram as benfeitorias concluídas. Intervenções em 73 ruas estão em andamento e outras 111 ainda serão submetidas às obras de requalificação urbana, com previsão de finalização em fevereiro de 2018. Participaram da visita os secretários de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Jusmari Oliveira; de Cultura (Secult), Arany Santana e de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana.
Da redação com informações do repórter Fabrício Cunha
Fonte : Secom // AO