Bahia

Rui e demais governadores do Nordeste apresentam demandas ao novo ministro da saúde

A outra videoconferência foi com o prefeito de Salvador, ACM Neto, e os secretários de saúde do Estado e Município, Fábio Vilas-Boas e Léo Prates

NULL
NULL

O governador Rui Costa participou de duas videoconferências nesta segunda-feira (20). Uma delas com governadores da região nordeste e o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, na qual foi abordado o pedido dos gestores para que o Ministério da Saúde possa atender uma série de demandas para o combate à Covid-19. Entre os pontos citados, a possibilidade de colapso no sistema de saúde em virtude do coronavírus, a necessidade de mais médicos para atendimento à população, além de equipamentos e insumos para o combate à doença.  

A outra videoconferência foi com o prefeito de Salvador, ACM Neto, e os secretários de saúde do Estado e Município, Fábio Vilas-Boas e Léo Prates, respectivamente, para discutir o isolamento social e o combate ao novo coronavírus na capital baiana. Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite desta segunda-feira (20), Rui revelou que, na conversa com o prefeito ACM Neto, ficou acordado a publicação de um decreto conjunto do Município e Estado com recomendação do uso de máscaras para toda a população de Salvador. Os termos do decreto já estão em discussão entre Prefeitura e Governo do Estado e deve ser publicado nos próximos dias. 

“Estamos traçando estratégias conjuntas para que o Estado e a Prefeitura possam refinar o monitoramento das pessoas contaminadas com o novo coronavírus. É mais esforço para quebrar a cadeia sucessória do vírus em Salvador, onde estão registrados mais de 60% dos casos confirmados da doença na Bahia”, explicou o governador. 

Ainda de acordo com Rui, uma videoconferência será realizada nesta terça-feira (21), com 11 prefeitos do sul da Bahia. A região é uma das preocupações da gestão estadual por conta da rápida difusão do novo coronavírus nos municípios vizinhos a Ilhéus e Itabuna.