Não é de agora que o âncora do programa Ligação Direta, radialista Marcos Medrado, vem alertando sobre uma possível corrupção no sistema prisional do Estado da Bahia.
Várias vezes o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, foi convidado e não compareceu ao programa Ligação Direta para dar informações sobre o custo do fornecimento de alimentação para os presidiários e se estariam superfaturados ou não. Como o secretário não compareceu, as dúvidas persistem.
Nestor Duarte considerou “normal” a fuga de 25 presos de alta periculosidade da Unidade Especial Disciplinar (UED), porque o Complexo Prisional da Mata Escura, em Salvador, não seria “um convento”. E não tomou providências para a apuração dos fatos, pelo menos não anunciou.
Agora foi a vez de quem manda no governo. O governador Rui Costa desqualificou o secretário Nestor Duarte pela imprensa.
“Isso é de uma total anormalidade. Eu já pedi ao secretário de Segurança [Maurício Barbosa], que faça um processo de investigação rigoroso, com um delegado específico para apurar essa situação. Isso não é normal. Isso é muito anormal”, avaliou Rui, dizendo que “ está convencido de que existem não presos nessa fuga e que haverá demissões”.
O governador perdeu a confiança no secretário Nestor Duarte. Primeiro, considerou “anormal” o que o secretário considerou “normal”. Segundo, não confiou na apuração dos fatos pelo secretário e pediu a intervenção rigorosa do secretário de Segurança Pública para sua apuração.
Parece que o novo penteado deu mais vigor ao governador Rui Costa. No meu entendimento Rui só faltou dizer : cansei, a porta da rua é a serventia da casa.
Por Alberval Figueiredo
Jornalista