Durante a transmissão do Papo Correria, o governador Rui Costa (PT) confirmou a continuidade da proposta de que o programa Bolsa Presença. E confirmou que vai manter o benefício mesmo com o retorno das aulas presenciais na Bahia.
“Nós vamos manter o programa para que os alunos possam se manter na escola. Infelizmente, nos últimos anos, temos testemunhado que no Brasil aumentou em dois milhões o número de brasileiros que ingressaram na pobreza", afirmou o governador.
O programa é uma medida voltada também para apoio à população economicamente mais vulnerável durante a pandemia, que almeja impulsionar o ensino público na Bahia para patamares melhores nos rankings de avaliação do MEC.
A bolsa de R$ 150 é destinada às famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza. A Secretaria de Educação divulgará uma lista com o nome dos alunos e famílias admitidas no Programa Bolsa Presença e aptas ao recebimento da bolsa.
Na oportunidade o governador também criticou o Governo Federal pela falta de investimento na educação brasileira e especialmente na Bahia. Rui garante que não deixará a população mais jovem e pobre desamparada do benefício.
"O Governo Federal é um desastre de gestão política e gestão econômica e de educação. A inflação voltou com toda força, os preços subindo, desemprego aumentou e as pessoas ficaram mais pobres. Por isso, dentro dos limites financeiros do Governo do Estado, vamos garantir o Bolsa Presença para que nossos estudantes continuem na escola. Tem uma parcela já programada para o dia 10, e eu vou ver se precisa de autorização legislativa ou se com um decreto a gente pode renovar, vamos resolver isso amanhã”, apontou Rui.