O governador Rui Costa autorizou a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) a repassar mais R$ 135,5 mil mensais ao Hospital Martagão Gesteira. Após a assinatura deste aditivo, o repasse do governo baiano à instituição filantrópica totalizará, em média, R$ 1,485 milhão por mês. "O Governo do Estado tem sido um grande parceiro da nossa instituição e, neste momento de crise, não seria diferente. As crianças agradecem ao governador Rui Costa pelo compromisso em corrigir a defasagem dos nossos contratos com a Sesab", afirmou Rosina Bahia, presidente de honra da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil.
A Sesab ampliará de forma imediata a remuneração da instituição. O aditivo do Governo para o Martagão incorpora o reequilíbrio econômico-financeiro da unidade de saúde, localizada em Salvador. Atualmente, o Estado é responsável por 40% do financiamento do hospital. “Não podemos deixar que uma instituição responsável por salvar a vida de milhares de crianças tenha seu atendimento comprometido. Estamos ampliando o repasse do Governo do Estado ao Martagão, e acreditamos no envolvimento de toda a sociedade para que o hospital continue a sua missão”, afirmou o governador Rui Costa.
O aditivo autorizado por Rui contempla os serviços contratados de Cardiologia Pediátrica, Neurocirurgia e Cirurgia de Urgência. Além destes, o Estado mantém contratos nas áreas de desospitalização de crianças com doenças crônicas, assistência domiciliar sem ventilação e com ventilação, ortotraumatologia e leitos de UTI Neonatal.
Hospital Martagão Gesteira
A Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil – Hospital Martagão Gesteira (HMG), foi fundado em 1965 e desde então presta serviços de média e alta complexidade à população de todo o Estado da Bahia. Seu foco de atendimento foi sempre voltado para a saúde pública, atendendo hoje em sua totalidade ao SUS. É o único hospital exclusivamente pediátrico em Salvador e Região Metropolitana contando com uma estrutura de 220 leitos pediátricos e atendimento em mais de 20 especialidades médicas.
Possui programa de Residência Médica em Pediatria, Medicina Intensiva, Cirurgia Pediátrica, Ortopedia, Neuropediatria, Oncologia e Multidisciplinar nas áreas de Enfermagem, Nutrição, Farmácia e outros todos reconhecidos pelo MEC. Em 2009 iniciaram-se as contratações do Hospital pelo Governo Estadual na especialidade de Leito Retaguarda, passando então a ser gestão dupla (Estado e Município).
Fonte: Secom