Bahia

Rótula da Feirinha é reinaugurada nesta quarta (1) após obras de infraestrutura

Para inauguração, estavam presentes o prefeito Bruno Reis e Marise Chastinet, secretária da Semop

Betto Jr./Secom
Betto Jr./Secom

A Rótula da Feirinha, em Cajazeiras X, um dos mais conhecidos pontos de concentração do comércio informal de Salvador, foi reinaugurada nesta quarta-feira (1), após passar por obras de infraestrutura. No local que agora conta com uma cobertura isométrica, pavimentação e 128 barracas padronizadas, estava o prefeito Bruno Reis, ao lado da secretária de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet.

A iniciativa atende a uma antiga demanda dos ambulantes, valorizando o segmento que é responsável por um expressivo volume de geração de ocupação e renda na capital. As melhorias também proporcionaram mais ordenamento ao entorno, trazendo impactos significativos para a mobilidade de veículos e pedestres.

Além da recuperação e construção de mercados municipais, estruturas cobertas e camelódromos foram implantados recentemente em diversos cantos da cidade, como Castelo Branco, Cosme de Farias, Liberdade, avenidas Sete de Setembro e Joana Angélica, Calçada, Coutos e Comércio.

Estrutura

Com área de 385 m², a nova Rótula da Feirinha de Cajazeiras X tem cobertura isotérmica, solução bastante eficiente para minimizar o forte calor soteropolitano em dias de sol, além de proteger vendedores e clientes em períodos de chuva. O espaço também possui pavimentação em pedra e sistema de drenagem para vazão de águas pluviais. Há bancos para descanso, papeleiras espalhadas e de fácil acesso para depósito de resíduos.

Estão instaladas 128 barracas de metalon galvanizado, maderite naval e cobertura com lona. Do total de barracas, 102 foram destinadas para permissionários que vendem frutas e hortaliças, e as demais para comerciantes de roupas e confecções. O investimento total da obra foi de R$417 mil.