O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, inaugurou na manhã desta quinta-feira (10), no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador, a sede da Operação Ronda Maria da Penha. O projeto, que no Dia internacional da Mulher completou um ano de funcionamento, já atendeu mais de 200 mulheres vítimas de violência.
Com efetivo de 25 policiais e duas viaturas, a Ronda Maria da Penha já realizou 22 prisões, 1.1181 acompanhamentos e cumpriu 90 ordens judiciais. Tais números refletem a importância do projeto realizado pela SSP que deverá ser levado para outras cidades. “A nossa expectativa é expandir essas ações para o interior do estado”, garantiu Maurício Barbosa.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, lembrou que a população dos municípios de Serrinha e Juazeiro já dispõem do serviço.
Vítima de violência doméstica, a jornalista Reice Veridiana Silva Damasceno se emocionou ao lembrar que a violência contra mulher está presente em todas as classes sociais.
Falou da importância do trabalho realizado pelos policiais no resgate da confiança dessas vítimas, ajudando-as a resgatar o sentimento de segurança. “Venho enfrentando essa luta. Tenho síndrome do pânico e não consigo sair na rua sozinha, mas com o apoio dos policias, sou uma mulher um pouco mais feliz”, agradeceu.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA