Rodoviários iniciaram, nesta manhã (8), uma paralisação de 24 horas das atividades na Região Metropolitana de Salvador. A classe alega que o protesto é em razão da falta de repasse de duas empresas que atuavam na região. Conforme informações do Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos, a frota só retoma às atividades às 0h de quinta-feira (9).
A paralisação afetou a vida dos usuários do transporte público metropolitano, pois os ônibus não saíram das garagens e os pontos ficaram lotados. Ao todo, os ônibus metropolitanos transportam cerca de três milhões de passageiros, em 339 conduções de empresas que circulam pelos municípios de Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.
Protesto
A ação foi motivada por conta do não pagamento de verbas rescisórias aos trabalhadores das empresas VSA e BTM, que foram extintas em janeiro e março. O presidente do sindicato, Mário Cléber Costa, contou que 513 trabalhadores não receberam nenhum valor.
Alternativo
A prefeitura de Lauro de Freitas informou que o transporte municipal foi reforçado após o anúncio da paralisação. O esquema conta com vans, que foram distribuídas nos principais pontos da cidade, não sendo informado o número total desses veículos.