Bahia

Rodoviários metropolitanos suspendem greve após acordo com governo

Caso acordo não seja cumprido, ônibus metropolitanos deixarão de circular no dia 24 de julho.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A greve dos rodoviários metropolitanos programada para ocorrer a partir da meia noite desta quarta-feira (21) foi suspensa após um acordo firmado entre o governo do estado e o Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos (Sindimetro). O pacto foi firmado na manhã desta terça-feira (20) em uma reunião que ocorreu na sede Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

Segundo o presidente do Sindimetro, Mario Cleber, participaram da reunião representantes da Agerba, o chefe de gabinete do governo, além de lideranças da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). Cleber relatou que o governo pediu um prazo 30 dias para a realização de um estudo de viabilidade do pagamento das recisões de ex- funcionários das empresas BTM e VSA. O não pagamento de verbas rescisórias era a principal pauta da categoria para deflagração da greve. 

"A governo pediu um prazo para identifficar a forma mais adequada de efetuar esses pagamento das rescisões dos cerca de 530 funcionários e nós entendemos,e por isso a greve foi suspensa. Eles pediram um prazo de 30 dias, contando a partir de hoje, e nós aceitamos, mas sob a condição que se o acordo for quebrado, no dia 24 de julho, que é quando o prazo que começa hoje termina, nós faremos a greve", explicou o sindicalista. 

Cleber também informou que o montante de 17 milhões para o pagamento dos 530 funcionários já está disponível, e a fonte do recurso é a PEC 123/22, do Governo Federal.