A Prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, emitiu um alerta nesta segunda-feira (27), referente ao risco de rompimento de barragens e açudes na zona rural da cidade.
A barragem da Baixa do Arroz, no povoado de Cachoeira das Araras, no distrito de Bate-Pé, a 58 km do centro de Vitória da Conquista, é a que representa o maior risco de rompimento, após apresentar instabilidade.
Outro ponto crítico fica no distrito de São João da Vitória, a 47km da cidade. Apesar de apresentar menor gravidade, alguns açudes localizados no distrito de João Gonçalves também podem romper.
A região vem sendo atingida pelas chuvas torrenciais, que nos últimos dias provocaram diversas enchentes, deixando casas alagadas e milhares de pessoas desabrigadas.
Através de nota, a Prefeitura alegou que segue acompanhando todas as ações por meio de um comitê de gestão de crises. "O Comitê Gestor de Crise está acompanhando as ações desde as primeiras horas desta segunda, a fim de garantir a segurança dos munícipes em todo território municipal", diz o comunicado.