A reunião entre os sindicatos dos Rodoviários e das Empresas de Transportes de Passageiros (Setps) terminou sem acordo final nesta sexta-feira (17).
Com a falta de resolução, a greve dos rodoviários continua mantida, a princípio, para a próxima quarta (22), dia de abertura oficial do Carnaval.
Segundo Hélio Ferreira, presidente do sindicato da categoria, o impasse ocorreu nas negociações em torno do pagamento de participação dos lucros, um bônus para os trabalhadores.
“Eles fizeram uma proposta, mas não aceitamos porque a proposta só contemplaria os trabalhadores que não tiveram falta e não colocaram atestado durante 2016.
Eles ofereceram R$ 125, que seria tipo um bônus, uma contemplação. Nós queremos um valor maior e que ele seja pago a todos”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.
Uma outra reunião foi marcada para este sábado, às 8h, na sede do Setps, para tentar finalmente encerrar o impasse. Já Jorge Castro, assessor de relações sindicais do Setps, destacou que a reunião desta tarde avançou em pautas como pagamento de FGTS, gratificação do Carnaval e escala de Carnaval, nas quais houve acordo, mas emperrou no pagamento da PLR.
De acordo com ele, o benefício só seria pago aos trabalhadores caso a meta de transporte de 28 milhões passageiros no ano passado fosse alcançada, o que não ocorreu. “Não atingiu meta, não vamos pagar. Mas vou levar a demanda para questão patronal, para saber se vai negociar. Vamos negociar até a terça. A greve começa meia-noite de quarta”, ponderou.
Bahia Notícias