Os Restaurantes Populares de Pau da Lima e São Tomé de Paripe, administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), já forneceram mais de 71 mil refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social da capital baiana este ano.
Com o objetivo de elevar a qualidade da alimentação e reduzir o número de cidadãos em condição de insegurança alimentar e nutricional, cada unidade distribui cerca de 500 refeições, de segunda a sexta, a partir das 11h.
Alimentação saudável
O cardápio é feito sob supervisão de um profissional nutricionista para garantir a variedade e equilíbrio de nutrientes. As refeições são compostas por proteínas, carboidratos e saladas. Além do almoço, os usuários recebem frutas para consumo no lanche da tarde.
Nas unidades são realizadas ações de educação alimentar e nutricional, preservação e resgate da cultura gastronômica local, combate ao desperdício e promoção da saúde de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e/ou exclusão.
Atualmente, são distribuídas, em média, 11 mil refeições mensalmente em cada unidade. O fornecimento do alimento é feito por ordem de chegada, sem necessidade de cadastro prévio. Em Pau da Lima, as alimentações são servidas no salão do restaurante. Já em São Tomé de Paripe as pessoas recebem as quentinhas para se alimentar em casa.