Um dia após ser alvo de pichação, a fachada do Mercado Modelo começou a ser repintada neste sábado (28). A previsão é de que o serviço termine na segunda-feira (30). O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, assegurou que vai determinar à polícia que atue para inibir e apurar os atos contra o patrimônio público.
De acordo com a Guarda Municipal, que atua em sistema de rondas na proteção ao patrimônio da cidade, já foram registradas, apenas este ano, aproximadamente 300 ocorrências sobre atos de vandalismo em Salvador. A maior parte foi relacionada a pichações de monumentos e prédios públicos.
A recuperação é promovida por meio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e a ação de recuperação custará cerca de R$ 40 mil aos cofres públicos, incluindo utilização de plataforma elevatória, gastos com material e pessoal.
Recorrência
A ação de vandalismo foi relembrada pelo prefeito ACM Neto na inauguração do Mercado Municipal de Cajazeiras realizada hoje: "Espero que todos possam colaborar na conservação deste equipamento, que foi construído com o dinheiro da própria população. Não deixem acontecer o mesmo com o Mercado Modelo".
Outros atos já ganharam destaque na mídia como o corte de plantas, no bairro da Barra, o incêndio de um ponto de coleta seletiva instalado na avenida Manoel Dias, na Pituba, além do roubo de peças em bronze de alguns monumentos da cidade.
Foto: Reprodução/A tarde