A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) licitou, para o sistema Registro de Preços (RP), um total de 3.493 itens, em 2021, quantidade 58% maior que em 2020. Em valores, as licitações para RP atingiram R$ 1,4 bilhão no ano passado. O aumento do RP demonstra uma presença maior do estado na prestação de serviço para a população e também uma participação maior na economia baiana.
Os itens licitados são de uso comum dos órgãos estaduais, como caneta, papel, cartuchos de impressora, além de serviços como manutenção, reparos e higienização. Também foram licitados postos de serviços terceirizados como segurança, agente de portaria, auxiliar de serviços gerais e outros que são comumente utilizados pelos órgãos públicos.
“O Registro de Preços é a forma de contratação mais eficiente e econômica para o Estado. Pelo sistema, a contratação é mais ágil, os preços de materiais são fixados na licitação e não há desperdícios de materiais. Também são reduzidos os gastos com licitação e o Governo não tem custos com estocagem”, explicou o secretário da Administração, Edelvino Góes.
Crescimento
O total de itens licitados para RP em 2021 (3.493) foi 58% maior que a quantidade em 2020 (2.215), ano que sofreu impacto da pandemia de Covid no país. Comparando o número de itens licitados de 2021 com 2019 (1.739), o crescimento registrado foi ainda maior, ultrapassando 100% de aumento.