Aposentados e pensionistas do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) têm até o próximo dia 15 de agosto para realizar a prova de vida e garantir que não haja bloqueio no recebimento do benefício. O procedimento deve ser feito exclusivamente por meio digital, no aplicativo Meu RPPS.
Até esta terça-feira (2), 4.480 beneficiários já haviam efetuado o procedimento. O total representa 46,2% do público-alvo, que deve realizar a prova de vida na capital, que é de 9.910 beneficiários.
De acordo com o diretor da Previdência, Daniel Ribeiro, o formato digital para realizar a prova de vida garante que os cidadãos consigam efetuar o procedimento, com agilidade e comodidade, já que evita deslocamentos até a sede do Fumpres, em Nazaré.
Ribeiro alertou que também deve realizar o procedimento quem começou a receber o benefício este ano, antes do prazo de início da prova de vida. O procedimento passou a ser válido no dia 15 de julho.
Como fazer
Realizar a prova de vida obrigatória é simples. Através do aplicativo Meu RPPS, disponível para Android e iOS, o beneficiário vai efetuar um breve cadastro e enviar fotos da frente e do verso de um documento de identificação, além de fazer fotos do próprio rosto, para validação biométrica. O recomendado é que o beneficiário realize a foto sem acessórios, como boné e óculos, para não prejudicar a identificação facial.
É preciso também atentar ao documento usado, já que este precisa conter o número do CPF. Caso contrário, a foto do cartão do CPF deve ser tirada ao lado do documento de identificação. O procedimento, que tem poucas etapas, leva em média três minutos para ser finalizado.
No site do Fumpres é possível ainda assistir a um tutorial em vídeo com o passo a passo para realizar o procedimento, ou fazer o download da versão impressa do tutorial.
Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com o setor de Cadastro e Orientação, do Fundo Municipal de Previdência do Servidor, por meio do telefone (71) 3202-3490 ou através do e-mail [email protected].