Bahia

Pronto-atendimento do Rio Vermelho já atendeu mais de 2,6 mil profissionais

Ao todo, 1.639 fizeram o teste RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus

NULL
NULL

Com 2.633 profissionais de saúde atendidos até a ultima esta segunda-feira (27) no pronto-atendimento criado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), localizado no prédio da antiga Faculdade Ruy Barbosa, no Rio Vermelho, em Salvador, a unidade é o principal equipamento de apoio para quem trabalha na linha de frente de combate à Covid-19. Dos profissionais que compareceram ao centro, 525 confirmaram ser portadores do coronavírus e 1040 apresentaram resultado negativo. Ao todo, 1.639 fizeram o teste RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus. Foram realizados também 295 atendimentos psicológicos.

 

O centro é exclusivo para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentem suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Somente em julho, 1.460 trabalhadores da área da saúde já foram atendidos. O superintendente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, que administra a unidade, afirma que a decisão do Governo do Estado de implantar este equipamento foi mais do que assertiva. 

 

"Logo nos primeiros sintomas, os profissionais de saúde são avaliados e coletam amostras para a realização do teste molecular, que é o RT-PCR. Isso possibilita o cuidado precoce e a conduta de isolamento rápido, evitando a disseminação do vírus”, afirma o superintendente

 

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que "a unidade funciona todos os dias da semana, das 7h às 21h, por demanda espontânea. E em caso de necessidade, o paciente será transferido para o hospital de referência, que é o Hospital Santa Clara". Ele lembra ainda que para ser atendido, o profissional deve apresentar o crachá do local de trabalho.

A unidade ainda oferta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendimento psicológico. “Montamos uma estrutura para atender adequadamente os profissionais de saúde do SUS, com espaço para coleta de amostras, laboratório simplificado e raio-x portátil”, ressalta o secretário.

Ascom Sesab // Itatiaia Fernandes